O cérebro processa todas as informações contidas em um ambiente, o que inclui as cores dispostas em um espaço. Sua escolha deve considerar a função do ambiente, o que esse cômodo propõe, as pessoas que vão utilizá-lo e qual reação quer estimular. A cor tem o poder de trazer um sentimento de estimulo, alegria e também tem o poder de transformar ambientes hostis em um local agradável.
Não devemos ter medo de utilizar cores, até porque pintar a parede, trocar um tecido é barato e a alegria que a cor nos proporciona mexendo com os nossos sentimentos é muito interessante.
Basta uma única troca de cor para que se produzam energias diferentes em cada ambiente porque a cor é um elemento capaz de mudar seu estado de espírito. Uma casa é formada por luz, cheiro, cor e som, compreenda o fascínio exercido pelos variados tons das cores e harmonize seus ambientes internos e externos brincando um pouco com as cores.
Dica sobre o uso das cores nos ambientes:
Cor laranja:
Significa prosperidade, fartura, festa, prazer e calor e estimula a conversação, facilita a digestão, aumenta o apetite, ideal para lanchonetes. O uso desta cor em exagero pode criar uma atmosfera deprimente causando uma sensação de desamparo e insegurança.
Cor amarela:
Esta ligada à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução da inquietação, da ansiedade e das preocupações.
É a cor mais rápida que enxergamos, portanto é ideal para chamar a atenção.
Cor vermelha:
Transmite estímulo, energia, vida, e desejos intensos, incentiva o romance, dispersa a disciplina, aumenta a tensão muscular, ativa a respiração, estimula a pressão arterial; indicada para pessoas introspectivas e retraídas.
Cor azul:
Ajuda a baixar a pressão sangüínea, reduzir o estresse, diminuir o apetite.
Esta cor pode tornar o ambiente bastante relaxante por ser calmante, é conveniente pintar as paredes com esta cor em locais sujeitos a muita tensão e atritos .
Cor verde:
Promove equilíbrio, harmonia, tranqüilidade e o descanso e é muito utilizada em escolas e escritórios.
Essa cor ajuda a sentir-se bem consigo mesmo e ser mais afetuoso.
Cor marrom:
Possui a força impulsiva do vermelho atenuada pelo preto neutralizador, inspira conforto, segurança, é uma cor que transmite uma vitalidade passiva.
Cor branca:
O branco é muito usado para dar amplitude em ambientes pequenos e apertados.
Cor cinza:
Não emite estimulo psicológico e, em qualquer tonalidade que se apresente, não produz tensão e relaxamento e sim a sensação de equilíbrio e estabilidade.
Cor preta:
Transmite a sensação de renuncia, entrega, abandono e introspecção.
Quando associado a outras cores modifica o efeito destas, realçando seus tons. E muito usado em áreas internas para fazer contrastes.
Arquiteta Marta Fogaça
Deixe um comentário