De origem bizantina, o ladrilho hidráulico é encontrado em construções centenárias, por volta de 1820 foi muito usado para decorar as casas dos nobres na França, Itália, Espanha e Bélgica e só um século depois esta técnica chegou ao Brasil. Hoje são poucas fabricas no País que produzem este material e as técnicas de produção destes pisos quase todas pertencem a fabricantes descendentes da época.
O piso hidráulico atualmente está sendo resgatado pela tendência retrô que valoriza a sua memória e inclusos cada vez mais nos projetos arquitetônicos e de decoração. Usado para dar acabamento em ambientes externos ou internos, as peças podem fazer parte de ambientes com diversos revestimentos rústicos como por exemplo o cimento queimado que a decoração não ficará ultrapassada e muito menos perdera o charme esperado.
Suas mil e uma combinações entre desenhos e cores são utilizados para personalizar ambientes, cobrindo o piso inteiro de um living ou apenas para dar um toque especial, fazendo as vezes de um tapete sob uma mesa de jantar, ou somente em alguns pontos do piso, misturados a madeira ou cimento queimado.
A produção do piso hidráulico é inteiramente artesanal, são confeccionados individualmente e produzidos com o mesmo método utilizado a séculos.
Estas peças podem ser usadas no revestimento de pisos e paredes, apresentam bastante resistência a impactos e temperaturas variadas, pode ser encontrado normalmente com uma gama de até 30 cores diferentes, o que proporciona uma infinidade de combinações usando até cinco cores por ladrilho.
Os ladrilhos são confeccionados normalmente sob encomendas nos tamanhos de 5x5cm a 30x30cm e você pode escolher o tamanho, cor e desenhos usando até cinco cores por peça confeccionada.
A grande sacada deste piso é que você pode montar também uma pequena composição com poucas peças para uma decoração discreta ou um grande painel para parede ou piso. As opções são muitas, basta usar a criatividade.
Os ladrilhos são muito porosos e têm alta capacidade de absorção, depois de assentados limpo e secos, eles deverão receber duas camadas de impermeabilizantes, cera ou resina como proteção para deixa-los sempre belos, a manutenção é fundamental e bem simples, é necessário lava-los com sabão neutro e aplicar cera frequentemente.
Os ladrilhos chegam a durar cem anos e o tempo da um toque de beleza a mais, e ainda podem ser restaurados e só saber conserva-los.
Arquiteta Marta Fogaça
Fones;(15) 32687194 -78115873
ID: 99*13830
Deixe um comentário